top of page

Inflamação e Terapia de Luz Vermelha e Infravermelha: Incríveis Resultados.

Milhões de brasileiros sofrem com inflamação, mas o que é isso exatamente?


red luz vermelha inflamação

Este artigo oferece uma visão geral sobre a inflamação: tipos, causas, sintomas e tratamentos. Também exploramos como a terapia de luz vermelha promove equilíbrio, otimiza a função celular e apoia a resposta do seu corpo à inflamação e dor.


O Que é Inflamação?


Você provavelmente reconhece a inflamação quando a vê: uma parte do seu corpo fica mais vermelha, quente, inchada e, muitas vezes, dolorida, em resposta a uma lesão ou infecção. A inflamação não é apenas um sintoma, mas um processo complexo (e necessário) que ocorre em todos os seres vivos. Você pode pensar na inflamação como a resposta programada do seu corpo ao perigo. É uma das primeiras ações do seu sistema imunológico contra germes, irritações e danos celulares. Mas, se a inflamação se tornar um problema crônico, também pode ser um caminho para doenças e disfunções mais amplas no corpo. [1]

red luz vermelha inflamação

O Que Causa a Inflamação?


A inflamação pode ser causada por praticamente qualquer coisa que coloque o corpo sob estresse. Existem causas físicas claras de inflamação, como lesões e feridas, contusões, queimaduras e farpas. A inflamação também ocorre em resposta a fatores biológicos, como infecções por germes e estresse. Irritantes químicos, toxinas e álcool também podem desencadear inflamação. [1]


Nossos corpos também podem ficar inflamados em resposta a estressores ambientais—como sono inadequado, má nutrição, desidratação e exposição a toxinas. [2] Com o tempo, esses fatores ambientais podem desempenhar um papel no desenvolvimento de condições de inflamação crônica que têm implicações mais sérias para a saúde a longo prazo.


Sinais e Sintomas da Inflamação



Os cinco sinais clássicos de inflamação são calor, vermelhidão, inchaço, dor e perda de função. A dor é causada por substâncias químicas, como bradicinina e histamina, que seu corpo libera para estimular suas terminações nervosas como um aviso de perigo. [3] Evidências clínicas também mostram que a inflamação pode causar depressão, e vice-versa, a depressão pode causar inflamação. [4]



Inflamação Aguda ou Crônica?


Nem toda inflamação é ruim para a sua saúde. A inflamação aguda pode ajudar nosso corpo a se recuperar de um problema específico. Em uma resposta normal ao estresse ou lesão, a inflamação se instala em algumas horas e trabalha para limpar o tecido danificado e iniciar o processo de reparo. Uma vez que a lesão ou tensão é curada, a inflamação desaparece. [1]


A inflamação crônica, por outro lado, é frequentemente causada por inflamação aguda frequente e persistente, bem como por infecções virais, reações autoimunes, danos recorrentes aos tecidos e corpos estranhos que não são removidos. [1] A inflamação crônica pode ser muito dolorosa e levar a outras condições, como artrite, pele opaca, má saúde intestinal e até aumento do risco de alguns cânceres. [5] A inflamação crônica é extremamente comum e pode ser a base de outras doenças, como derrame, distúrbios cardíacos, diabetes e câncer, resultando em mais da metade de todas as mortes humanas. [6]


Tratamentos Atuais para Inflamação, Riscos e Efeitos Colaterais

red luz vermelha terapia de luz vermelha

A inflamação é frequentemente tratada com AINEs, ou anti-inflamatórios não esteroidais. Isso inclui variedades supostamente de menor risco, de venda livre, como aspirina e ibuprofeno, que podem tratar sintomas de dor aguda. Para tratar inflamação crônica mais séria, as pessoas geralmente tomam AINEs prescritos, mas esses têm mostrado numerosos riscos



para pessoas com mais de 60 anos e riscos renais para a população em geral. [7,8,9]


No entanto, esses tratamentos estabelecidos para inflamação geralmente apenas abordam os sintomas da inflamação, como dor e inchaço, não as causas raízes, como função celular, reparo tecidual e desequilíbrio biológico.


Dado o quão comuns são as condições inflamatórias, e as limitações dos tratamentos existentes, não é surpreendente que muitas pessoas estejam procurando além dos AINEs e produtos farmacêuticos soluções para inflamação crônica e dor. Fatores de estilo de vida (dieta, exercício, qualidade do sono) desempenham um papel importante em manter o corpo em equilíbrio adequado, para que a inflamação aguda não se torne crônica. A exposição saudável à luz também é importante, para que as células possam se reparar, regenerar e produzir energia de maneira eficiente. Na próxima seção, veremos como a luz, e especificamente os tratamentos de terapia de luz vermelha, podem ajudar a apoiar a resposta celular à inflamação e dor.


Terapia de Luz Vermelha para Alívio da Dor e Gestão da Inflamação

red luz vermelha brasil

Os tratamentos de terapia de luz vermelha são parte de um estilo de vida saudável e podem ajudar a manter o equilíbrio corporal e a função celular aprimorada. Como o exercício, a alimentação nutritiva e o sono reparador, a exposição saudável à luz pode ter um grande impacto na gestão da inflamação e dor.


O Que é Terapia de Luz Vermelha?


A terapia de luz vermelha, também conhecida como fotobiomodulação (PBM) ou terapia a laser de baixo nível (LLLT), é um tratamento simples e não invasivo que entrega comprimentos de onda de luz vermelha e infravermelha próxima (NIR) à pele e células. O termo "terapia de luz vermelha" refere-se a tratamentos com diodos emissores de luz (LEDs) que entregam comprimentos de onda específicos de luz vermelha e NIR à pele e células. Você pode aprender mais sobre os fundamentos da terapia de luz vermelha no nosso site.


Terapia de Luz Vermelha e Inflamação


Os tratamentos de terapia de luz vermelha ajudam a fornecer às mitocôndrias em suas células a luz necessária para produzir a energia ATP que alimenta seu corpo. [10] A terapia de luz vermelha permite que uma pessoa complemente a luz solar que recebe de seu ambiente com comprimentos de onda concentrados de luz vermelha e infravermelha próxima.


Confira este artigo do Dr. Michael Hamblin, de Harvard, para saber mais sobre os efeitos da terapia de luz vermelha na inflamação. Dr. Hamblin é um dos principais pesquisadores de fotomedicina e fotobiomodulação do mundo e acredita que a terapia de luz produz uma “redução geral na inflamação”. [11]


Resumindo o Dr. Hamblin, a luz vermelha e infravermelha próxima atua como uma forma muito suave de estresse que ativa mecanismos de proteção nas células. Quando a luz vermelha atinge a pele e penetra nas células, as mitocôndrias são incentivadas a produzir energia de forma mais eficiente. Isso aumenta a produção de anti-inflamatórios e antioxidantes que aceleram a cura. [11]


Como Funciona a Terapia de Luz Vermelha?


A luz vermelha e infravermelho próximo ajuda a equilibrar os efeitos inflamatórios do corpo, aumentando a energia celular e reduzindo o estresse oxidativo. Comprimentos de onda de luz vermelha e NIR têm mostrado estimular as mitocôndrias, a central energética da célula, e podem otimizar o processo de respiração celular que produz energia ATP (adenosina trifosfato), aumentando a função, acelerando a cura e podendo reduzir a inflamação e o desconforto, conforme demonstrado em numerosos estudos revisados por pares. [12,13,14,15,16]


A terapia de luz vermelha também apoia o alívio da artrite e da dor nas articulações, melhorando o fluxo sanguíneo para tecidos danificados. [8] Quando as células recebem a luz saudável de que precisam, todo o corpo tem o potencial de funcionar de maneira mais eficiente, com melhor circulação e inflamação reduzida.



Conclusão: Terapia de Luz Vermelha Promove Equilíbrio e Ajuda a Apoiar o Processo Natural de Cura do Corpo


Todos, independentemente da idade ou saúde, devem estar cientes da inflamação e buscar maior equilíbrio biológico em suas vidas. A inflamação é uma parte natural e necessária da vida; nossa saúde e bem-estar dependem da resposta natural do corpo ao perigo. Mas a inflamação crônica é um risco sério para a saúde e pode limitar o que podemos fazer no dia a dia.


A terapia de luz vermelha apoia a homeostase celular e a produção eficiente de energia. Em conjunto com um estilo de vida saudável, a terapia de luz vermelha pode ter um impacto positivo na resposta natural do seu corpo à inflamação. Quando você recebe a luz saudável de que precisa para produzir energia e performar no seu melhor, a inflamação é menos provável de impactar sua vida diária. Se você está interessado em começar sua jornada de terapia de luz vermelha ou em usar a terapia de luz vermelha para dor e inflamação, garanta seu painel Red® com desconto, garantia, e certeza de resultados.






Fontes e Referências:

[1] Harvard Health Publishing. Compreendendo a Inflamação Aguda e Crônica.

[2] Medical News Today. Sono Ruim Ligado à Inflamação, Um Fator de Risco para Doenças Cardíacas e Derrames.

[3] Institute for Quality and Efficiency in Health Care. O Que é uma Inflamação? Novembro de 2010. Atualizado: Fevereiro de 2018.

[4] Berk M, Williams L, et al. Então a depressão é uma doença inflamatória, mas de onde vem a inflamação? BMC Medicine. Setembro de 2013.

[5] Okin D, Medzhitov R. Evolução das Doenças Inflamatórias. Current Biology. Setembro de 2012.

[6] Pahwa R, Goyal A, et al. Inflamação Crônica. StatPearls. Janeiro de 2020.

[7] Arthritis Foundation. AINEs.

[8] Ungprasert P, Cheungpasitporn W, et al. Anti-inflamatórios Não Esteroides Individuais e Risco de Lesão Renal Aguda: Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise de Estudos Observacionais. European Journal of Internal Medicine. Maio de 2015.

[9] Okamoto K, Saito Y, et al. Anti-inflamatórios Não Esteroides São um Fator de Risco para Nefrotoxicidade Induzida por Cisplatina: Uma Meta-análise de Estudos Retrospectivos. Anticancer Research. Março de 2020.

[11] Hamblin M. Mecanismos e Aplicações dos Efeitos Anti-inflamatórios da Fotobiomodulação. AIMS Biophysics. Maio de 2017.

[14] Douris P, Southard V, et al. Efeito da Fototerapia na Dor Muscular de Início Tardio. Photomedicine and Laser Surgery. Junho de 2006.

[15] Poorpezeshk N, Ghoreishi SK, et al. A Terapia com Laser de Baixa Intensidade Melhora Precoce a Amplitude de Movimento Passiva e Reduz a Dor em Pacientes com Lesão de Tendão Flexor. Photomedicine and Laser Surgery. Outubro de 2018.

[16] Li S, Wang C, et al. Eficácia da Terapia com Luz de Baixa Intensidade para o Tratamento de Úlceras de Pé Diabético: Uma Revisão Sistemática e Meta-análise de Ensaios Clínicos Randomizados. Diabetes Research and Clinical Practice. Setembro de 2018.

 
 
 

Comments


Red - Terapia de Luz Vermelha e Infravermelha

Logo Branco 4000x4000 (4000 × 4000 px).png

Política de entrega em grandes projetos:

A data de entrega dos projetos e equipamentos serão acordadas entre as partes mediante estudo do local e estrutura.

Política de troca, devolução e reembolso:

Os equipamentos e serviços prestados pela Red - Terapia de Luz Vermelha e Infravermelha possuem garantia direta com a empresa. Devoluções serão aceitas até 7 dias após recebimento do equipamento, e se, o objeto estiver nas mesmas condições com que foi entregue.

Untitled design (1).png
Untitled design (2).png

©2025 por Red - Terapia de Luz Vermelha e Infravermelha.

CNPJ: 55.716.403-0001/23

Rua Célia A. de Souza Bouffier, 299 - Campinas/SP - Sala 1

bottom of page